Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Debate sobre caso clínico de Freud - O Homem dos Ratos



No dia 12 de junho de 2010, realizamos no auditório da SPRGS um debate a respeito do casoclínico de Freud, o Homem dos Ratos.

Em outubro de 1907, Freud começa a análise do paciente que vem a ser chamado de “O Homem dos Ratos“. Ele vem ao seu encontro por diversos problemas, principalmente por sintomas obssessivos. A saber, ele é obcecado pelo pensamento de que acontecerá alguma coisa de desagradável, alguma coisa de dolorosa, às duas pessoas que ele ama - seu pai e uma dama. Freud observa isso bem, principalmente nas notas que existem correspondentes aos três primeiros meses e vinte dias, até o dia 20 de janeiro de 1908, naquilo que Freud chama “diário de uma análise”, onde ele, todas as noites, anotava o que era dito em cada sessão.

“O Homem dos ratos” é um caso de neurose obsessiva clássico, atendido por Freud, no qual, embora se possa encontrar temas imaginários comuns aos casos de neurose obsessiva, nota-se também uma particularidade bastante evidente. O fantasma ou argumento imaginário que levou o paciente a procurar análise foi o impacto causado pela narração de um tipo de tortura provocado pela penetração de ratos no reto de um indivíduo. Este fantasma não desencadeia a sua neurose, mas suscita a angústia, além de apontar para algo que pode ser encontrado em vários temas trazidos por este paciente. Logo, falar sobre ele me parece fundamental para discorrer a respeito do determinismo da neurose deste paciente, sem esquecer cada caso deve ser estudado na sua particularidade.

(Fonte: http://www6.ufrgs.br/psicopatologia/neurose_obsessiva/ana_zucatti.htm)

Contamos com a participação da psicóloga, psicanalista e membro efetivo da SPRGS - Luciana Maccara Lara que nos prestigiou com uma aula sobre neuroses!

Abaixo, fotos do evento que teve a coordenação do nosso colega Diogo Kepler - acadêmico de psicologia da UFCSPA e membro efetivo do NESP.



Alguns membros do NESP que estavam presentes. Da direita para esquerda, Gabriela (coordenadora), Leonardo (diretor), Lisiane (acadêmica IPA), Diogo Kepler (acadêmico UFCSPA) e Ana Carolina (acadêmica ULBRA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário