Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

CONVITE!


Acontecerá dia 03 de julho, as 10 horas no auditório da SPRGS, um debate sobre PSICOPATIA!
Será projetado um vídeo com trechos do seriado “O Índice da Maldade” e uma entrevista com Ilana Casoy, a maior especialista brasileira em serial killers.

Receberemos a visita dos debatedores:
Marcia Steffen – Psicóloga Jurídica e Sócia Efetiva SPRGS.
Valéria Quadros - Psicóloga e psicanalista do CEP de PA.

Neste evento, a coordenação é da acadêmica do IPA e membro efetivo do NESP -Luciane Branco.


Debate sobre caso clínico de Freud - O Homem dos Ratos



No dia 12 de junho de 2010, realizamos no auditório da SPRGS um debate a respeito do casoclínico de Freud, o Homem dos Ratos.

Em outubro de 1907, Freud começa a análise do paciente que vem a ser chamado de “O Homem dos Ratos“. Ele vem ao seu encontro por diversos problemas, principalmente por sintomas obssessivos. A saber, ele é obcecado pelo pensamento de que acontecerá alguma coisa de desagradável, alguma coisa de dolorosa, às duas pessoas que ele ama - seu pai e uma dama. Freud observa isso bem, principalmente nas notas que existem correspondentes aos três primeiros meses e vinte dias, até o dia 20 de janeiro de 1908, naquilo que Freud chama “diário de uma análise”, onde ele, todas as noites, anotava o que era dito em cada sessão.

“O Homem dos ratos” é um caso de neurose obsessiva clássico, atendido por Freud, no qual, embora se possa encontrar temas imaginários comuns aos casos de neurose obsessiva, nota-se também uma particularidade bastante evidente. O fantasma ou argumento imaginário que levou o paciente a procurar análise foi o impacto causado pela narração de um tipo de tortura provocado pela penetração de ratos no reto de um indivíduo. Este fantasma não desencadeia a sua neurose, mas suscita a angústia, além de apontar para algo que pode ser encontrado em vários temas trazidos por este paciente. Logo, falar sobre ele me parece fundamental para discorrer a respeito do determinismo da neurose deste paciente, sem esquecer cada caso deve ser estudado na sua particularidade.

(Fonte: http://www6.ufrgs.br/psicopatologia/neurose_obsessiva/ana_zucatti.htm)

Contamos com a participação da psicóloga, psicanalista e membro efetivo da SPRGS - Luciana Maccara Lara que nos prestigiou com uma aula sobre neuroses!

Abaixo, fotos do evento que teve a coordenação do nosso colega Diogo Kepler - acadêmico de psicologia da UFCSPA e membro efetivo do NESP.



Alguns membros do NESP que estavam presentes. Da direita para esquerda, Gabriela (coordenadora), Leonardo (diretor), Lisiane (acadêmica IPA), Diogo Kepler (acadêmico UFCSPA) e Ana Carolina (acadêmica ULBRA).

Contribuições do Psicólogo a Saúde Pública

No dia 08 de maio de 2010, acotenceu no auditório da SPRGS uma seminário sobre a importância do serviço psicológico na Rede Pública de Saúde. Contamos com a presença da psicóloga e professora do IPA - Silvia Regina Ramão que nos contou um pouco de sua experiência em Hospitais Públicos. A mesa foi dividida com mais dois estagiários: Marcos (estagiário HU ULBRA) e Josiane (estagiária Serviço de Proteção a Crianã - IAPI).


quinta-feira, 17 de junho de 2010

O novo começo!!!

Na nova gestão da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, que tomou posse em julho de 2009, o NESP foi remontado. Na sua coordenação, contamos com 2 colegas sócias-efetivas da SPRGS, que fizeram parte do núcleo, quando ainda eram estudantes. São elas: Gabriela Filipouski e Mônica Echeverria de Oliveira. O diretor responsável pelo NESP é Leonardo Della Pasqua, sócio-fundador do núcleo em 1997.
Atualmente, nossas reuniões acontecem semanalmente, todas as quartas - feira das 11:30 as 13:00.

Esta é a nossa sala de reuniões!!!





Um pouco sobre o começo de nossa história...





Em Junho de 2000 ocorreu a I Jornada Estadual de Estudantes de Psicologia, realizada na PUC-RS, contando com aproximadamente 30 estudantes em sua organização e 300 estudantes no evento.

História Sociedade de Psicologia RGS

Fonte: http://www.youtube.com/user/lepasqua

Este vídeo conta um pouco da história da SPRGS.
A Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) há 50 anos é uma instituição que tem por finalidade congregar e representar psicólogos e estudantes de psicologia, da capital e do interior do Estado