Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Psicoterapias em diálogo

No dia 01 de novembro, recebemos a visita da psicóloga Cristina Lessa Horta, mestre em Psicologia, para fazer a divulgação do curso que está sendo oferecido em pareceria com a SPRGS.  Na reunião ela ressaltou que a ideia de realizar este curso surgiu através da fala do NESP no evento em comemoração ao Dia do Psicólogo. Neste dia, as acadêmicas Ana e Lisiane falaram sobre a importância de ter um espaço onde um caso clínico pudesse ser discutido através das diferentes teorias. Considerando este pedido dos estudantes, o curso foi elaborado em parceria com a Prontamente Clínica de Psiquiatria e Psicoterapia, o curso Psicoterapias em Diálogo, coordenado pela psicóloga e sócia da SPRGS, Cristina Lessa Horta. 

Psicoterapias em Diálogo

O objetivo do curso é proporcionar o estudo teórico prático da psicoterapia, a partir de um diálogo entre as abordagens psicanalítica, cognitivo comportamental, sistêmica e biológica. Trata-se de um curso teórico prático, com discussão de situações clínicas, que se propõe ao encontro das convergências entre as abordagens psicanalítica, cognitivo comportamental, sistêmica e biológica. Os modelos integradores representam alternativa contemporânea tanto para uso em clínica privada quanto nos serviços de saúde do SUS. 
Além de Cristina Lessa Horta, mestre em Psicologia, fazem parte do corpo docente do curso a mestre em Psicologia Viviane Samoel Rodrigues e o Doutor Rogério Lessa Horta. 

As inscrições estão sendo feitas na sede da SPRGS e o curso acontecerá na sede da Prontamente Clínica de Psiquiatria e Psicoterapia (Rua Des. Esperidião de Lima Medeiros, 145 – Três Figueiras – Porto Alegre - Fone: 3326.1097). O curso acontece às quintas-feiras, entre 10 de novembro e 08 de dezembro de 2011, das 19h às 22h.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Parceria entre CRPRS e NESP

No dia 21 de outubro a Comissão de Formação do CRPRS promoveu um debate entre profissionais, professores e estudantes com o tema: “Ética e Avaliação Psicológica”. 
Aspectos da formação dos psicólogos estiveram na pauta, juntamente com a utilização privativa dos testes por psicólogos e a ética na aplicação de instrumentos de avaliação psicológica – principal causa de denúncias aos Conselhos de Psicologia. 
Além de palestras, o evento trouxe discussões de casos em grupos e posterior debate em plenário, o que foi enriquecido pela presença de diversos representantes de instituições de ensino da região metropolitana e do interior do estado.
O NESP fez-se presente através dos coordenadores Ana e Diogo que defenderam uma maior participação dos acadêmicos de psicologia nas discussões do Conselho, sendo convidados a participar das reuniões da Comissão de Formação.