Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eleito novo Vice-Coordenador do NESP

E o NESP segue com novidades...

No primeiro momento, gostaria de comunicar o pedido de saída da nossa colega Luciane Xavier Branco, que até o momento ocupava a atribuição de Vice-Coordenadora do NESP. Tendo em vista a participação do Núcleo em diferentes projetos e atividades e sua representabilidade, julgamos necessário a substituição imediata deste cargo, a partir do dia 25 de outubro ficou legitimado que Diogo Kepler, acadêmico da UFCSPA, cumprirá com esta função. A sugestão foi feita pela nossa Diretora do Exercício Profissional, Viviane Pickering e, a votação aconteceu durante a reunião deste mesmo dia. Parabéns Diogo!!!

Notícias NESP

É tempo de mudança e bons ventos sopram a favor do NESP. Desde a posse da nova diretoria, o núcleo participou de várias atividades e tem novos projetos em andamento. 

Em agosto, realizamos uma roda de conversas com os ex-presidentes da Sociedade, em comemoração ao dia do Psicólogo, e dialogamos com o Sr. Francisco Pedro, sócio fundador, que destacou a importância dos trabalhos sociais, idéia que encontra ampla ressonância no Núcleo.

Nesse sentido, já realizamos uma ação de orientação educacional, na Escola Don Luis Guanella com os colegas Lisiane Cardarelli e Diogo Kleper, distribuídas em 4 encontros. 



Também, com o objetivo de desenvolver um projeto de intervenções psicossociais, iniciamos, no Lar de Idosos D.L.Guanella, visitas para coleta de histórias e experiências de vida. 


Muitos alunos têm se interessado por nossa movimentação e recebemos duas visitas orientadas de turmas de estágio do IPA e da ULBRA, que vieram conhecer a estrutura da Sociedade, o funcionamento e os projetos do NESP.



Temos ainda muitas idéias a concretizar, para propiciamos um pouco de conforto ao outro e precisamos de parceiros interessados em fazer a diferença. Se você estudante, compartilha desse interesse, venha somar forças nessa caminhada rumo ao conhecimento!

Turma de Estágio Básico I ULBRA Canoas
Prof.: Gisele Elgues

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Psicologia: uma Profissão com 50 Anos de História no Brasil

No ano de 2012, completa 50 anos a Lei nº 4.119/62, que regulamenta e dispõe sobre a Profissão de Psicólogo no território brasileiro. 
Somos 240 mil Psicólogos (as), 15 mil no Rio Grande do Sul, com formação universitária mínima de 5 anos e especialidades nas áreas de Psicologia Clínica, Social, Escolar/Educacional, Organizacional e do Trabalho, do Trânsito, Jurídica, do Esporte, Hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade e Neuropsicologia. 
Em todos os espaços onde atuam, os Psicólogos (as) utilizam-se de métodos e técnicas reconhecidas, para o diagnóstico e tratamento de situações que produzem sofrimento psíquico em contextos individuais, grupais e/ou institucionais, e na promoção da saúde mental, valorizando o compartilhamento de saberes entre as diferentes áreas do conhecimento na busca da integralidade do cuidado. 

Vera Pasini - CRPRS
Leonardo Della Pasqua - SPRGS
Maria Rosane Q. Lerípio - SIPERGS