Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIA DO PSICÓLOGO

27 de Agosto - Dia do Psicólogo

Parabéns a todos nós!!!!!



O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga.
Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".

O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.

Apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia - temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa no indivíduo.

Isto também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo.

Veja algumas das divisões desse estudo:

- psicologia da personalidade - ocupa-se dos diagnósticos e desenvolvimento das personalidades.
- psicologia social - estuda o comportamento dos indivíduos dentro do grupo.
- psicologia comparativa - compara o comportamento animal com o do homem.
- psicologia do desenvolvimento - avalia as mudanças que acontecem com o indivíduo.
- psicologia experimental - analisa os fenômenos psicológicos com fenômenos naturais, em condições monitoradas em laboratório.
- psicologia clínica - tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.

Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar.

O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.

Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem.

O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.

Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado.

Leia mais em: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diapsicologo.html

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Em Terapia"

Neste mês de setembro, estaremos discutindo casos clínicos apresentados na série de Tv "In Treatment"...

Um pouco mais...

Um psicanalista, cinco casos, uma sessão por noite. Baseada em uma série de sucesso da TV israelense, "Em Terapia" foi exibida em 43 episódios na HBO americana, de janeiro a março deste ano. Produzida pelo ator Mark Whalberg (Planeta dos Macacos, Os Infiltrados), teve muitos de seus episódios escritos e dirigidos por Rodrigo García, filho do escritor Gabriel García Márquez e diretor do filme “Coisas que Você pode Saber Só de Olhar para Ela”, com Glenn Close e Cameron Diaz. Na série, o psicanalista Paul Weston (Gabriel Byrne) tem pacientes a semana toda. Segunda é dia de atender Laura, uma bela anestesista que atravessa uma imensa crise emocional e não sabe se termina com o namorado ou casa com ele. Às terças, ele atende Alex, um piloto arrogante que participou de uma missão caótica no Iraque, quase morreu por lá e acha que isto não o afeta. Quarta é a vez de Sophie, uma ginasta que, depois de sofrer um acidente, quer que Paul analise seu estado e ateste que ela está bem para manter sua classificação na equipe olímpica. Às quintas, o psicanalista recebe Jake e Amy, um casal que atravessa uma crise. Jake tem verdadeiros ataques de raiva e, quando Amy não lhe conta o que faz, ele imagina o pior. Mas Weston vem se tornando intolerante e suas reações podem afetar sua carreira. Por isso, às sextas é ele quem vai para o divã e faz terapia com Gina (Diane Wiest).



PARTICIPEM CONOSCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dia: 11 de setembro
Local: Sede da SPRGS - Rua Felipe Néri, 414
Horário: 10:00


Debatedores: Leonardo Della Pasqua - Psicólogo Psicanilista Diretor da SPRGS; Mônica Echeverria de Oliveira - Psicóloga, sócia efetiva SPRGS.

Coordenadora: Luciane Xavier Branco - Acadêmica de Psicologia do IPA, vice -coordenadora do NESP.

sábado, 7 de agosto de 2010

NOVA COORDENAÇÃO

Em nossa última reunião recebemos uma notícia, agora a coordenação do Núcleo passará a ser dos próprios estudantes!
Gostaríamos de agradecer aos nossos coordenadores profissionais por mais esta oportunidade!
Chegou a hora de nós estudantes mostrarmos nossa habilidade e trabalhar para construirmos ativamente nossa futura profissão!




Venham participar conosco, vamos construir juntos!!!!!




Equipe atual:


Ana Carolina A. Cardoso - Acadêmica ULbra e Coordenadora do NESP
Luciane Xavier Branco - Acadêmica IPA e Vice-Coordenadora do NESP
Lisiane Cardarelli - Acadêmica IPA e Secretária do NESP